Eng. PAULO DE FRONTIN VALE DO CAFÉ

Foi a partir de 1946

Foi a partir de 1946 que a cidade recebeu a denominação de Engenheiro Paulo de Frontin. Uma homenagem ao engenheiro André Augusto Paulo de Frontin, notável por ter resolvido, em apenas seis dias, o grave problema de abastecimento de água que afetava a cidade do Rio de Janeiro, em 1889. Na região, ele foi responsável pelo projeto de duplicação da linha férrea impulsionando seu desenvolvimento social e econômico.

Leia mais

Século XIX surgiram as diversas fazendas produtoras de café

Seguindo o exemplo de outras cidades do Sul Fluminense, na primeira metade do Século XIX surgiram as diversas fazendas produtoras de café. Outro fator relevante, ocorrido, já na segunda metade do mesmo século, foi a construção da estrada de ferro com diversos túneis e sua bela estação, que contou com a presença ilustre do Imperador D. Pedro II, em sua inauguração a 12 de julho de 1863.
Para os amantes da Natureza, a cidade é perfeita para apreciar as belezas da Mata Atlântica, já que a maior reserva do estado está em Paulo de Frontin.
O clima, que também encanta seus visitantes, é ameno, em função de uma pequena porção da Serra do Mar que passa pela região.
O Pico do Lírio é famoso na cidade, pois nas noites de céu mais límpido, é possível ver o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Leia mais

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Estação Ferroviária de Paulo de Frontin – Construída nos moldes ingleses com tijolos maciços aparentes e detalhes em branco, foi inaugurada em 1863 com o nome de Rodeio. Recebeu a denominação atual na década de 1920 em homenagem ao engenheiro que projetou a linha férrea da cidade. No local funcionam um Centro Cultural e a Secretaria de Cultura.

Leia mais

ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN

Túneis Grande e 12 Bis – Com mais de dois quilômetros de comprimento, construído em sete anos pela Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II, o Túnel Grande foi inaugurado em 1865 ligando os municípios de Eng. Paulo de Frontin e Mendes. Em 1913 a ferrovia foi ampliada e o responsável pela obra foi o famoso engenheiro Paulo de Frontin. Nesta época, uma segunda galeria foi escavada ao lado do Túnel Grande, batizada de 12 Bis. Com 2245 metros de extensão liga Engenheiro Paulo de Frontin a Barra do Piraí. Os dois túneis são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Leia mais

Igreja Nossa Senhora da Soledade

A Santa que dá nome à Igreja é a padroeira da cidade. Conta-se que em 1868, João Gomes conseguiu recursos com fazendeiros para construir uma capela sobre o local, sinalizado por uma cruz, onde uma pessoa desconhecida havia sido sepultada. No ano seguinte, João teria ido à Corte, no Rio de Janeiro, e voltado à cidade de trem, carregando uma imagem da Santa de Soledade nas costas. O ato motivou muitos fiéis a segui-lo, em procissão, até a capela, no alto da colina da Soledade. Localização: Praça Nossa Senhora da Soledade, s/n
Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Datada de 1715 esta igreja, localizada em Sacra Família do Tinguá, é conhecida como a mais antiga da região.

Leia mais

Sacra Família

Sacra Família, um pequeno distrito de Eng. Paulo de Frontin, é perfeito para os amantes da Natureza, já que é rodeado por belos trechos de Mata Atlântica original.
Pico do Lírio – São quase seiscentos metros de altura de onde é possível avistar grande parte da cidade. O destaque fica por conta da Igreja Nossa Senhora de Soledade e da estrada de ferro.
Lago Azul – Extenso e rodeado de vegetação exuberante, o lago possuía tonalidade azul fazendo jus ao nome. Entretanto, nos últimos anos, a tonalidade da água tem apresentado um tom escuro. Quando o assunto é pescaria, o lago é uma referência, mas não é recomendado para banho.

Leia mais

Castelo dos Riachos

Assim como a maioria das construções desta região, datadas do Século XIX, apresenta estilo neoclássico. Erguido com pedras retiradas do túnel da estrada de ferro possui torres, masmorra, amplo salão de banho, salões de festa e belos jardins.
Cachoeiras – A Cachoeirão é a mais famosa. Rodeada de Mata Atlântica, são duas quedas com quase trinta metros. Também são conhecidas as cachoeiras Bórgeres de Castro, com vinte metros de altura, quatro saltos com águas claras e transparentes e Ronco d'Água, com quinze metros de altura e três saltos que, ao final, formam uma piscina natural. As menores são a Cachoeira do Salto, com cinco metros de altura e as Cachoeira da Borracha e Castelo do Riacho, ambas com três metros.

Leia mais

Dicas de Rotas no Vale do Café

Situada a 120 km do Rio de Janeiro, Miguel Pereira é um dos destinos do Vale do Café preferido entre os Motociclistas. Caracterizada pelo clima ameno na maior parte do ano, é convidativa a passeios de quem gosta de admirar as paisagens, respirar ar puro e fazer belas fotos com sua motoca, família e amigos. Na serra, a vida parece passar devagar, o frescor proporcionado por parte da Mata Atlântica preservada e o visual dos "mares de morros" funcionam como antidepressivo natural. O que também não pode faltar ao visitar Miguel Pereira é uma volta no entorno do Lago de Javary, ponto turístico mais famoso da cidade, e não vá embora sem apreciar um bom café.

leia mais

Apoio AMAVC

Veterinária Estação Animal

Vice Chairman

Produtora ((Kapta))

Agência de Publicidade

AMAVC

Associação de Motociclistas Amigos do Vale do Café

Facebook

Página AMAVC